O líder norte-coreano, Kim Jong Un, deu início a uma importante reunião do partido governante do país, informou a agência estatal KCNA na quarta-feira (horário local), preparando o terreno para o anúncio de decisões de políticas para o novo ano.
A nona Reunião Plenária do 8º Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia encerra um ano durante o qual o país isolado consagrou a política nuclear na sua Constituição, lançou com sucesso um satélite espião e disparou um novo míssil balístico intercontinental (ICBM).
A assembleia de dias de duração do partido e de autoridades do governo tem sido usada nos últimos anos para fazer anúncios de políticas importantes. Previamente, a imprensa estatal divulgou o discurso de Kim para o dia de Ano Novo.
No primeiro dia da reunião, nesta terça-feira, os participantes discutiram seis pontos principais da agenda, incluindo a política e a implementação orçamentária deste ano, um projeto de orçamento para 2024 e formas de reforçar a liderança do partido, disse a KCNA.
Kim “definiu 2023 como um ano de grande virada e grandes mudanças”, elogiando o progresso em todas as áreas, incluindo a área militar, a economia, ciência e saúde pública, apesar de alguns “desvios”, disse.
Ele apresentou um relatório detalhado envolvendo “índices da economia nacional geral que provam claramente que o desenvolvimento abrangente da construção socialista está sendo impulsionado com seriedade”, disse a KCNA.
O desenvolvimento de novas armas estratégicas, incluindo o satélite de reconhecimento, colocou o país “na posição de uma potência militar”, acrescentou.