Lockdown financeiro, será que estamos caminhando para essa realidade?
Ao longo das últimas semanas todos temos enfrentado uma nova realidade, distanciamento social, pandemia, Coronavírus e outras palavras passaram a fazer parte de nosso dia-a-dia.
Nos últimos dias, um outro termo, ganhou espaço no noticiário e muitas cidades avaliam adotar o lockdown, como medida necessária para combater o avanço do Coronavírus.
Mas o que seria de fato o lockdown?
Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.
Mesmo sem adotar o lockdown a realidade das pessoas dentro de casa trouxe uma nova realidade, inclusive, financeira de muita gente.
Você já parou para pensar como andam seus gastos, agora enquanto está em casa? Onde os gastos passaram a ser concentrados?
São muitas questões, que no dia-a-dia acabam passando despercebido, já que, muitas questões também importantes acabam ganhando espaço na agenda dentro de casa.
Leia também: Impressão de dinheiro: um assunto que deveria ser mesmo proibido?
Lockdown financeiro: A importância do controle financeiro
O controle financeiro é uma atividade muito importante para que a vida financeira possa se desenrolar com tranquilidade.
Muita gente ao redor do mundo já aprendeu o quanto o controle financeiro pessoal é importante, e hoje, mesmo na pandemia, seguem com um pouco mais de tranquilidade porque acabaram tendo uma relação mais próxima com as finanças pessoais.
A Grão, primeira fintech de microinvestimentos do Brasil, preparou um desafio, onde as pessoas podem mensurar como eram os gastos antes da pandemia e como é a atual realidade financeira.
O hábito de fazer o controle financeiro
Se você pensa em desenvolver o controle financeiro pessoal, tenha em mente que o fundamental não é apenas focar nas ferramentas para criar o controle, mas manter o hábito.
Nesse momento onde todos estamos em casa, é fundamental separar um tempo para analisar os números para inclusive pensar sobre o que acontecerá no futuro.
Sem saber exatamente como estão os gastos corremos o risco de levar nossas finanças à um verdadeiro lockdown financeiro, pois, muita gente ao longo do caminho pode enfrentar redução na renda.
Leia também: Dívidas em atraso: negocie sem comprometer seu orçamento
Lockdown: Como funciona o desafio do controle de gastos
Para participar do desafio é muito simples, basta clicar no link (clique aqui para participar), colocar seu e-mail e começara a responder as questões com os gastos realizados em valores, antes e agora durante a quarentena.
O desafio foi dividido em algumas categorias:
- Moradia
- Alimentação
- Saúde
- Transporte
- Lazer
- Beleza e cuidados pessoais
No final, você recebe um comparativo dos gastos por categoria, dizendo se você está gastando mais ou menos durante a pandemia.
Leia também: Boas iniciativas em época de pandemia do Coronavírus
Vai passar, mas não podemos relaxar
A mensagem importante em torno de tudo o que estamos vivenciando é que tudo isso vai passar.
Vamos atravessar esse momento e vamos ao final reconstruir uma vida diferente, talvez distante do que vivíamos mas com a oportunidade de criarmos muitos momentos especiais e únicos.
Esse pode ser o momento que todos esperamos para começar a cuidar de assuntos importantes, como as finanças pessoais, com mais cuidado e atenção.
O Dinheirama e a Grão estarão ao seu lado, oferecendo sempre o melhor conteúdo de educação financeira e uma ferramenta única para que todos possam guardar dinheiro de forma simples, segura e com rentabilidade maior que a caderneta de poupança.
De grão em grão vamos vencer essa batalha!
Foto de: Artem Beliaikin no Pexels