A Petrobras (PETR3; PETR4) registrou lucro líquido de 31 bilhões de reais no quarto trimestre, queda de 28,4% ante o mesmo período do ano anterior, com impacto de despesas com baixas contábeis e abandono de áreas, informou a companhia nesta quinta-feira.
Desconsiderando itens não recorrentes, o lucro líquido recorrente seria de 41 bilhões de reais, redução de 6,3% na mesma comparação.
O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda) ajustado totalizou 66,9 bilhões de reais entre outubro e dezembro, queda de 8,5% versus o mesmo período do ano anterior.
A receita de vendas da petroleira somou 134,3 bilhões de reais no trimestre, queda de 15,3% na comparação anual.
A empresa havia reportado no mês passado que suas vendas totais de petróleo, gás e derivados no quarto trimestre alcançaram 3,07 milhões de barris ao dia, estável ante o mesmo período do ano anterior e praticamente estável na comparação trimestral.
O petróleo Brent, referência internacional, caiu 5,3% no quarto trimestre ante o mesmo período do ano anterior, para 84,05 dólares por barril, mostrou a companhia.
O montante do lucro recorrente veio acima do esperado por analistas, que previam um resultado de 35,3 bilhões de reais, em média, conforme pesquisa da LSEG.