Muito se fala em organização pessoal, em meios de trabalho e como ser produtivo no escritório. Aqui no Dinheirama, graças ao Conrado Navarro e sua liderança diferenciada, temos uma liberdade nas tarefas do dia a dia que dificilmente encontraríamos em locais de trabalho ditos tradicionais.
Por conta de toda essa liberdade, as pessoas de fora nos veem como “libertários” e “paladinos do mundo moderno”, quase como quem não faz nada (risos). É sempre muito fácil sucumbir à preguiça e não se dedicar totalmente no trabalho, mas isso não tem nada a ver com o ambiente. É algo pessoal, afinal de contas, para realizar suas tarefas você não precisa de motivação; você precisa de disciplina.
Como ter disciplina no trabalho
Existem várias teorias sobre a disciplina no trabalho, como alcançá-las e tal. Gostaria de compartilhar com você um método que desenvolvi para que eu consiga extrair o melhor de mim. Ele talvez sirva para você.
Leitura recomendada: Educação financeira e exercícios físicos: porque a vida é sonhar e treinar!
O método 3130
O nome do método – 3130 – pode soar estranho, mas é um método interessante. Como aqui no escritório todos trabalhamos com notebooks, carregamos o trabalho para cima e para baixo dentro da mochila. Meu notebook tem uma duração de bateria de pouco mais de 3h de uso intenso e leva cerca de 1h30 para carregar totalmente (sem estar em uso). O método consiste então em trabalhar por 3h ininterruptas, sem carregar a bateria e deixar ele carregando por 1h30. Juntando os números (3h-1h30), temos 3130.
Você pode até pensar que 1h30 de intervalo seja muita coisa, um valor inaceitável no mundo corporativo tradicional, mas siga a contagem de horas a seguir.
Chego no escritório por volta das 8:30 da manhã, tendo acordado todos os dias por volta das 6, quando faço um treino matinal de corrida – você provavelmente já leu aqui no Dinheirama algumas das minhas dicas sobre vida saudável, resiliência e disciplina. Após chegar ao escritório, faço todas as tarefas e vou almoçar por volta do meio dia. Eu não como nada nesse meio tempo, afinal eu perderia cerca de 20-30min por dia e quebraria a concentração.
Somando o tempo das pausas normais, chego a perder 1h por dia. Pode fazer a conta: talvez você não perceba, mas todas as saidinhas para ir ao banheiro e para o café são distrações capazes de fazê-lo perder a concentração. Faça isso com inteligência e disciplina. Ah, algumas vezes por semana tenho que ir aos Correios, contador e etc., fazer o famoso “trabalho de estagiário”.
Na parte da tarde, eu geralmente trabalho em casa e utilizo o método 3130 da mesma forma. Saio do escritório meio dia e em 20 minutos estou em casa. Já coloco o notebook para carregar e vou almoçar. Assim que volto, por volta das 14h, o notebook já está carregado e trabalho até as 17h, quando novamente saio para um treino.
Ebook gratuito recomendado: Ter uma Vida Rica Só Depende de Você
Entendendo os horários e um outro método de trabalho
Se você ficou confuso com os horários, coloquei-os em linha temporal:
Acordo: 6h;
Escritório: 8:30h;
Trabalho até 11:30-12h (3h de trabalho);
Trajeto até em casa: 12h20;
Notebook para carregar: 12:30-14h;
Trabalho: 14-17h.
Sempre estou com o celular ligado para o caso de ter que fazer alguma mudança no site ou responder algum comentário de leitor nas redes sociais. Chegamos a brincar aqui no escritório que ficamos online 24/7 para o trabalho, o que não é uma coisa difícil nos dias de hoje dada a tecnologia que nos é oferecida. Se você fizer as contas, verá que meu dia de trabalho é bem semelhante ao de qualquer pessoa, com pelo menos 8h de trabalho.
Um método de trabalho bem conhecido é aquele método de 90/30, em que você trabalha 90 minutos e tem um descanso de 30 minutos em que você simplesmente se desconecta do trabalho. Você pode ler sobre ele clicando aqui.
Leitura Recomendada: Ame o que você faz e não trabalhe um dia sequer. Será?
Conclusão
O método 3130 é uma forma que encontrei para que eu trabalhe e consiga intercalar responsabilidades profissionais, vida social e treinos de forma inteligente. Ele pode ser melhorado? Sem dúvida. Você pode considerar que em Itajubá/MG, onde moro, não tem a questão do trânsito e eu também poderia tem um Macbook (a bateria dura 8h), mas trabalhar 8h seguidas ninguém consegue (e não é produtivo).
Em suma, você deve achar o que te move e fazer isso acontecer. Por enquanto esse método tem funcionado para mim. Você tem algum método de concentração no trabalho? Alguma artimanha para se concentrar e ser produtivo? Compartilhe no espaço de comentários abaixo. Obrigado e até a próxima.
Foto “Productivity”, Shutterstock.