As perdas seguradas do mercado privado devem ficar entre 3 bilhões e 5 bilhões de dólares devido ao furacão Idalia, que atingiu a região de Big Bend, na Flórida, na semana passada, de acordo com um relatório da unidade de modelagem de riscos de catástrofe da Moody’s divulgado nesta segunda-feira.
O Idalia atingiu a costa do Golfo da Flórida com ventos fortes, chuvas torrenciais e ondas fortes antes de enfraquecer, mas seguiu em direção ao sudeste da Geórgia, onde as inundações deixaram os residentes ilhados em suas casas.
As estimativas representam perdas seguradas associadas a ventos, ressaca e inundações induzidas por precipitação causadas pelo furacão.
“O furacão Idalia de grande porte poderia ter tido um impacto muito maior se tivesse seguido uma trajetória diferente ou não tivesse enfraquecido logo antes de atingir a terra”, disse Jeff Waters, da Moody’s RMS.
O relatório também disse esperar cerca de 500 milhões de dólares em perdas para o Programa Nacional de Seguro contra Inundações (NFIP) devido ao furacão.