Home Economia e Política Partidos de oposição da Polônia rejeitam esforços de premiê para formar novo governo

Partidos de oposição da Polônia rejeitam esforços de premiê para formar novo governo

"Estou surpreso porque já disse publicamente ao primeiro-ministro muitas vezes que essa farsa é desnecessária, que está prolongando desnecessariamente a agonia desse governo", disse Marek Sawicki

por Reuters
0 comentário

Os partidos de oposição da Polônia estão rejeitando as tentativas do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki em tentar formar um governo de coalizão após as eleições do mês passado, disseram parlamentares nesta quarta-feira, arruinando as já escassas chances dos governistas permanecerem no poder.

O partido governista Lei e Justiça (PiS) ficou em primeiro lugar na eleição de 15 de outubro, mas não conseguiu uma maioria absoluta. O presidente Andrzej Duda, um aliado do PiS, forneceu ao grupo a primeira chance de formar um novo governo.

Morawiecki pediu a outros partidos que se unam ao PiS para formar uma ampla “Coalizão para Assuntos Poloneses” e prometeu implementar suas propostas políticas. Os parlamentares da oposição disseram ter recebido cartas para participar das negociações da coalizão, mas o apelo de Morawiecki não tem ganhado força.

“Estou surpreso porque já disse publicamente ao primeiro-ministro muitas vezes que essa farsa é desnecessária, que está prolongando desnecessariamente a agonia desse governo”, disse Marek Sawicki, parlamentar do Partido dos Camponeses Poloneses (PSL), de centro-direita, segundo a agência de notícias estatal PAP.

O PSL disputou a eleição como parte de um grupo chamado Terceira Via, que concordou em formar um governo de coalizão pró-europeu com a Nova Esquerda e o liberal Coalizão Cívica (KO). Juntos, esses três partidos podem comandar uma maioria na câmara baixa.

O único partido remanescente no Parlamento é o grupo de extrema-direita Confederação, que havia sido cotado antes da eleição como aliado do PiS. Mas o resultado abaixo do esperado significou que mesmo esse apoio não daria aos governistas uma maioria.

Se Morawiecki não conseguir obter uma maioria, o Parlamento nomeará outro governo. A coalizão Terceira Via, que se prepara para assumir o poder, escolheu o líder do KO, Donald Tusk, como seu candidato a primeiro-ministro.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.