A Union Pacific disse nesta sexta-feira que foi informada pelas autoridades que os cruzamentos ferroviários em duas cidades fronteiriças do Texas serão reabertos nesta tarde, quase uma semana depois que as autoridades de fronteira dos EUA fecharam duas pontes ferroviárias.
A Alfândega e a Proteção de Fronteiras dos EUA anunciaram uma suspensão temporária das operações nas pontes de travessia ferroviária internacional em El Paso e Eagle Pass para lidar com um fluxo de migrantes na fronteira sul do país.
“Trabalharemos para restabelecer as operações normais o mais rápido possível, à medida que trabalhamos com o acúmulo de cinco dias de remessas na fronteira”, disse a operadora da ferrovia em um comunicado.
Na quarta-feira, várias organizações agrícolas e empresas ferroviárias dos EUA pediram a reabertura de duas passagens de trem ao longo da fronteira entre o Texas e o México.
Os dois cruzamentos ferroviários estão entre os seis disponíveis entre os EUA e o México.
A Union Pacific disse na quinta-feira que perdeu mais de 200 milhões de dólares por dia em mercadorias, salários e custos de transporte após o fechamento.
A Patrulha de Fronteira dos EUA prendeu cerca de 10.800 imigrantes na fronteira sudoeste na segunda-feira, de acordo com um relatório interno da agência analisado pela Reuters.