Os norte-americanos disseram no mês passado que esperavam uma inflação mais fraca nos próximos anos e também melhoraram suas opiniões sobre suas próprias situações financeiras pessoais, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Federal Reserve de Nova York.
Em sua pesquisa mais recente sobre as expectativas do consumidor, o Fed de Nova York informou que os entrevistados disseram que a inflação daqui a um ano provavelmente ficará em 3,5%, em comparação com uma expectativa de 3,8% em junho. A nova leitura é a mais baixa desde abril de 2021. As expectativas nos horizontes de três e cinco anos foram moderadas para 2,9%, de 3%.
As esperadas baixas nas taxas de inflação futuras ocorreram num contexto de moderação das pressões sobre os preços em várias categorias importantes. O Fed de Nova York disse que, em julho, o público previu pressões de preço mais baixas para gasolina, alimentação, custos médicos, custos de faculdade e aluguel, com essa última medida em queda para o ponto mais baixo desde janeiro de 2021. Enquanto isso, o aumento esperado nos preços das casas mudou para 2,8% em julho, de 2,9% em junho.
A pesquisa também apontou tons mais positivos em relação às expectativas sobre finanças pessoais e mercado de trabalho. O Fed de Nova York disse que mais entrevistados classificaram suas situações financeiras pessoais de forma positiva e menos pessoas viram suas situações de forma negativa em relação a um ano atrás. Aqueles que esperavam cenários pessoais melhores daqui a um ano subiram para o nível mais alto desde setembro de 2021.
Veja o relatório abaixo: