A edição de hoje do “Futura Dinheiro”, versão on-line do programa semanal que vai ao ar, ao vivo, todas as terças-feiras às 11h na Rádio Futura FM 106,9, traz importantes notícias sobre finanças e economia que podem influenciar bastante o seu dia a dia. Elaboramos melhor a apresentação dos temas, agora no início do programa, e também o formato do podcast, que continua privilegiando dúvidas e informações repassadas por leitores e ouvintes. Hoje tratamos, dentre outras coisas, da possibilidade de entrar em vigor a “nova CPMF” e dos juros praticados pelos bancos públicos.
O podcast de hoje está imperdível! Nele abordamos os seguintes temas e pontos de discussão:
- A idade deve ser um dos fatores considerados por aqueles que desejam arriscar mais e investir em produtos mais sofisticados? O que mais o investidor deve levar em consideração quando avaliar as alternativas de investimento disponíveis e seu risco?
- O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pede que a CSS (Contribuição Social para a Saúde), apelidada de “nova CPMF”, seja regulamentada até o final de setembro. Será que ela vai vingar? Em que ela mudaria a situação atual da saúde brasileira? Não parece mais razoável exigir que o governo e a máquina pública sejam geridos com mais eficiência?
- Os juros práticos pelos bancos públicos estão em patamares bem mais baixos que os de seus concorrentes privados. A diferença foi constatada através de pesquisa realizada pela FIESP (Federação das Indústrias do Estão de São Paulo). O que isso representa para nossa economia? Será que a concorrência vai seguir o mesmo caminho?
- O Anderson pergunta se sustentar mais de uma poupança, por vezes em bancos diferentes, pode ser interessante? Há alguma diferença na rentabilidade de cadernetas em instituições diferentes?
- Priorizar objetivos é tão importante quando sustentá-los e respeitá-los. Veja o que diz a ouvinte Marília, que pretende reformar sua casa, mas também comprar um carro zero. Ela tem uma reserva de emergência, mas está inclinada a vender o carro usado para investir na reforma e então assumir parcelas de R$ 700,00 por 60 meses para sair com um carro novo. Marília, calma lá!
- O leitor Marco Antonio nos questiona sobre as alternativas de investimento de baixo risco, conservadoras.
- Ter um cheque não compensado por insuficiência de saldo costuma gerar muita dor de cabeça. O ouvinte Fernando passou por isso e quer algumas dicas sobre como ele pode “limpar” seu nome dos cadastros negativos e resolver sua situação. As dicas são no sentido de facilitar o processo, mas será preciso deixar de lado a preguiça e correr atrás do credor.
[powerpress]
Podcast: Download (13,2 MB)
Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) ou pelo link https://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.
Obrigado e até a próxima.