Em meu artigo de estreia no Dinheirama, gostaria de falar sobre algo que me faz acreditar no potencial das pessoas e me motiva a continuar empreendendo, por onde quer que eu passe (como professor, jornalista ou produtor cultural): o poder das ideias.
Uma ideia é, antes de mais nada, a condição principal para que haja mudança de hábitos e criação de riquezas. Da mesma forma que um combustível em um automóvel, ela, surpreendentemente, faz o motor da mente (e, também, da vida) funcionar. Por isso, é necessário cultivar ideias: quanto mais existirem, melhor será, quem sabe, o bem-estar das pessoas.
Leitura recomendada: Você pode ficar sem emprego, mas não sem trabalho
Embora pareça difícil entender o poder das ideias, seja por falta de instrução, seja por preguiça declarada, colocá-las em prática é, certamente, uma ação simples. Enquanto existirem necessidades e pessoas, sempre haverá espaço para a inovação. Em outras palavras, a criação é o que caracteriza e move a humanidade.
Contanto que haja um desejo, forte e definido, e meios para a realização do mesmo, sonhos podem, sim, ser tangíveis. Dessa forma, não há distinção clara ou definitiva entre “dentro” e “fora”, “próximo” ou “distante”, para uma mente que se exercita e planeja, com determinação, o alcance de suas metas.
A Internet, ao facilitar a vida de milhões de pessoas através da disponibilização de informações e acesso ao conhecimento, diminuindo fronteiras, é um exemplo de como uma ideia bem-sucedida tem poder para ir além, inclusive, da própria cabeça que a originou.
Portanto, são as ideias que fazem as pessoas serem o que são, com um potencial praticamente infinito para a criação de novas realidades e a superação de sua precária condição natural. Assim, é preciso trabalhar com afinco o hábito de desenvolver e aplicar ideias. Dessa maneira, talvez, o ser humano consiga atingir seu maior objetivo: ser feliz.
Workshop online gratuito: finanças pessoais e empreendedorismo
Abaixo compartilho uma imagem do meu projeto @reenquadro (acompanhe mais no Instagram), que ilustra bem o que eu quis dizer neste primeiro contato com você:
Caro leitor, espero que essa reflexão tenha sido útil para você. Eis o que pretendo trazer para contribuir com o projeto Dinheirama: reflexões sobre empreendedorismo, novas tecnologias e a capacidade humana de pensar. Até a próxima!
Foto “Ideas”, Shutterstock.