Você tem a impressão de que quanto mais trabalha mais fica endividado? Essa é a sensação de milhares de brasileiros que passam boa parte do tempo tentando entender como essa relação de Trabalho X Endividamento funciona.
Conrado Navarro, conta como transformar a educação financeiro e o planejamento em elemento fundamental para ajustar a vida financeira e o nível de trabalho. Se você está nessa situação, o mais sensato a fazer é encarar a situação e analisar onde está o erro.
Admitir que os responsáveis pelo erro não são somente os juros exorbitantes dos produtos financeiros, nem o cartão de crédito – que estava ali “pedindo para ser usado“ – e nem mesmo a mídia (competente) que colocou em sua cabeça que esse era o momento certo para se endividar e comprar algo.
Não, o primeiro e principal passo é assumir, aceitar, que o grande responsável pela situação é você! Você decidiu entrar nesse poço, seja porque deu de ombros aos parâmetros envolvidos na negociação ou porque simplesmente afogou-se em produtos sem sequer considerar sua real capacidade de pagá-los.
O que você vai precisar fazer?
- Pense sobre seu padrão de vida: Será que já definiu bem suas prioridades?
- Planejamento existe atenção: Pare de confiar na contabilidade mental, baixe uma planilha, use um aplicativo ou mesmo dedique atenção a registrar seus gastos de uma maneira que funcione para você!
- Crédito não é dinheiro grátis: O Crédito é muito caro no Brasil e você precisa usar essa ferramenta de forma responsável.