Os preços ao consumidor da China subiram pela primeira vez em seis meses, proporcionando algum alívio para a segunda maior economia do mundo, que enfrenta uma demanda lenta, uma queda no mercado imobiliário e uma alta dívida dos governos locais, embora os preços ao produtor tenham caído.
O índice de preços ao consumidor teve alta de 0,7% na comparação anual em fevereiro, após a queda mais acentuada em mais de 14 anos em janeiro, de 0,8%, segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas divulgados no sábado.
O índice aumentou 1,0% em relação ao mês anterior, depois de um aumento de 0,3% em janeiro. Economistas consultados pela Reuters haviam previsto uma alta de 0,3% na comparação anual e uma elevação de 0,7% na comparação mensal.
O índice de preços ao produtor caiu 2,7% em relação ao ano anterior em fevereiro, depois de uma queda de 2,5% no mês anterior. A pesquisa da Reuters apontava para queda de 2,5%.
A China vem lutando contra um crescimento abaixo do esperado no último ano e os formuladores de políticas prometeram implementar novas medidas depois que os estímulos adotados desde junho tiveram um efeito apenas modesto.