Home Economia e Política Presidente polonês chama de “anarquia” reforma de Tusk da mídia estatal

Presidente polonês chama de “anarquia” reforma de Tusk da mídia estatal

Os meios de comunicação estatais e, em particular, o canal de notícias TVP Info foram acusados ​​de terem se tornado veículos de propaganda sob o domínio do partido nacionalista Lei e Justiça (PiS).

por Reuters
0 comentário

O novo governo da Polônia, liderado pelo primeiro-ministro Donald Tusk, está implementando reformas nos meios de comunicação estatais que equivalem à “anarquia”, disse o presidente polonês nesta quinta-feira, em meio às tensões crescentes entre o chefe de Estado e a nova administração pró-União Europeia.

A tomada de posse de um governo liderado por Tusk — ex-presidente do Conselho Europeu — marcou este mês o início de um período de coabitação com o presidente Andrzej Duda, um aliado da administração anterior, de perfil nacionalista. Os primeiros dias foram turbulentos.

Na quarta-feira, o novo governo retirou do ar um canal de notícias público e demitiu executivos da mídia estatal, numa medida que, segundo os governistas, foi concebida para restaurar a “imparcialidade”.

Os meios de comunicação estatais e, em particular, o canal de notícias TVP Info foram acusados ​​de terem se tornado veículos de propaganda sob o domínio do partido nacionalista Lei e Justiça (PiS).

Duda disse à emissora privada Radio Zet que a forma repentina como as mudanças foram implementadas quebrou a Constituição, pois ignoraram os procedimentos parlamentares apropriados.

“Essas são ações completamente ilegais”, disse ele. “Isso é anarquia.”

Entretanto, o ex-ministro do Interior Mariusz Kaminski e seu vice do PiS foram condenados na quarta-feira a dois anos de prisão por abuso de poder em cargos anteriores. Em 2015, semanas depois que o PiS chegou ao poder, Duda concedeu-lhes perdão.

“Eu disse-lhes que se fossem presos, seriam os primeiros presos políticos na Polónia desde 1989”, disse Duda, referindo-se ao ano em que terminou o regime comunista.

Respondendo a um apelo feito na quarta-feira por Duda para respeitar a lei ao implementar reformas na mídia, Tusk disse que as ações visavam “restaurar a ordem jurídica e a decência comum na vida pública”.

O novo governo considera que o próprio Duda esteve envolvido em múltiplas violações da constituição durante os oito anos do PiS no poder.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.