O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que o aumento da violência entre Israel e palestinos demonstrou o fracasso da política dos Estados Unidos, que, segundo ele, procurou monopolizar as negociações, ignorando os interesses palestinos.
“Acho que muitas pessoas concordarão comigo que este é um exemplo claro do fracasso da política dos Estados Unidos no Oriente Médio”, disse Putin ao primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia Al-Sudani.
Putin afirmou que os Estados Unidos tentaram “monopolizar” os esforços internacionais para forjar a paz na região e acusou Washington de negligenciar a busca de compromissos que seriam aceitáveis para cada lado.
Os Estados Unidos, segundo Putin, ignoraram os interesses dos palestinos, incluindo a necessidade de um Estado palestino independente. Os palestinos querem um Estado na Cisjordânia e na Faixa de Gaza com Jerusalém Oriental como sua capital – todo o território capturado por Israel na guerra de 1967.
O Kremlin disse anteriormente que estava em contato com ambos os lados e que tentaria desempenhar um papel na resolução do conflito entre eles.