Home Economia e Política Quem ganhou e quem perdeu? Até agora!

Quem ganhou e quem perdeu? Até agora!

por Conrado Navarro
0 comentário

Acompanhar trimestralmente seus investimentos, lembra? Aqui publico um gráfico comparativo entre as principais modalidades disponíveis para investimento no Brasil, comparadas no primeiro trimestre deste ano. O gráfico apareceu também no jornal Folha de S. Paulo de sábado e consta no Valor Econômico de ontem.

Nestes primeiros três meses, a inflação acumulada é de 1,11%, usando o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado). Qual foi a grande surpresa do trimestre? Vamos ver?

Ranking Aplicações - Primeiro trimestre de 2007

Notem que a Bovespa apresentou crescimento equiparado ao dos fundos de renda fixa, e que o grande destaque foi a média para os fundos Multimercado. A bolsa enfrentou alguns tropeços neste período, tais como: queda da bolsa chinesa e o medo do estouro da bolha imobiliária nos EUA. Isso fez com que os principais papéis apresentassem maior volatilidade.

É importante lembrar que, ainda que neste período a renda fixa apresente maior retorno que a Bolsa, a tendência é que este número fique aquém do retorno médio das ações nos próximos 9 meses, já que a taxa SELIC tende a continuar caindo, como acredita a maioria dos analistas.

Lembrem-se de diversificar de maneira inteligente, sempre revendo suas aplicações de tempos em tempos. As informações do mercado são essenciais para uma acertada tomada de decisão. Um abraço.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.