O brasileiro culturalmente não está acostumado a investir levando em consideração o fator risco. De acordo com Jorge Paulo Lemann (o homem mais risco do Brasil e um dos empresários mais ricos e bem-sucedidos do mundo) “o maior risco é não correr riscos”, infelizmente pouca gente define uma estratégia de investimentos onde o risco seja calculado.
Você leitor do Dinheirama é uma pessoa diferenciada, provavelmente chegou até esse texto por que tem interesse no tema e se ainda não está investindo tem à disposição de organizar a vida financeira para se tornar um investidor.
Aqui na Empiricus gostamos de jogar limpo com os investidores e dentro desse espírito fazemos questão de esclarecer todos os pontos que são fundamentais para quem deseja investir.
Fundo Garantidor de Crédito
Você já ouviu falar do Fundo Garantidor de Crédito?
O Fundo Garantidor de Créditos, conhecido pelas siglas FGC constitui-se em uma associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado do Brasil, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, permitindo recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de falência ou de sua liquidação.
Para a manutenção do FGC, as instituições financeiras contribuem com uma porcentagem do valor dos depósitos. O FGC recolhe 0,0125% do valor dos depósitos totais das empresas filiadas.
Mas será que o FGC estaria de fato preparado para lidar com perdas consideráveis?
Um trabalho inédito no Brasil
Para trazer mais luz ao debate sobre a segurança dos investimentos no Brasil, preparamos aqui na Empiricus um material esclarecedor com números e dados importantes sobre o FGC (Clique aqui para conhecer mais).
O Brasil atravessa uma grave crise política, com a possibilidade de nomes importantes dentro desse contexto fecharem acordos de delação que impliquem instituições financeiras importantes. O risco de problemas surgirem dentro desse cenário é real e o investidor precisa estar preparado.
Baixe agora o material gratuito
A melhor estratégia para encontrar bons investimentos passa pela informação e acesso a opinião de profissionais capacitados e experientes que falem a verdade para você. A independência que temos na Empiricus é o peso da responsabilidade de estabelecer esse diálogo franco sempre.
Aproveite a oportunidade e acesse agora o material que te fará conhecer mais sobre segurança e o risco que existe mesmo para quem conta com a garantia do FGC.
Conheça agora o material: o Conto do FGC
Até a próxima
Nota: Esta coluna é mantida pela Empiricus, que contribui para que os leitores do Dinheirama possam ter acesso a conteúdo gratuito de qualidade.