O Ministério de Defesa da Rússia relatou uma série de ataques por drones ucranianos, neste sábado, visando as regiões de Moscou, Novgorod, a noroeste da capital russa, e Belgorod, na fronteira com a Ucrânia.
De acordo com o ministério, ninguém ficou ferido nos ataques, mas o drone que tinha como alvo a região de Novgorod danificou um avião de guerra e causou um incêndio em um aeródromo militar. A região de Novgorod fica a centenas de quilômetros da fronteira da Rússia com a Ucrânia.
“Como resultado do ataque terrorista no território do aeródromo, ocorreu um incêndio no estacionamento de aeronaves, que foi rapidamente combatido pelos bombeiros. Uma aeronave foi danificada”, informou um comunicado do ministério.
Mais tarde, o órgão relatou o bloqueio de um drone, do tipo aeronave, pelas forças de defesa aérea na periferia noroeste de Moscou, forçando a sua queda próximo ao assentamento de Putilkovo.
Os ataques aéreos por drones no interior da Rússia se intensificaram nos últimos meses. Na sexta-feira, após a derrubada pela defesa aérea russa, um dos equipamentos chegou a atingir um prédio no centro de Moscou, interrompendo o tráfego aéreo em todos os aeroportos civis da capital da Rússia.
Neste sábado, o Ministério de Defesa russo também relatou um ataque frustrado por um drone do tipo aeronave na região de Belgorod, onde os incidentes ocorrem quase diariamente. Porém, de acordo com o ministério, sem causar vítimas ou danos.
Durante a noite, as forças de defesa aérea da Rússia também derrubaram um míssil lançado pela Ucrânia sobre a península da Crimeia, disse o Ministério da Defesa anteriormente. A Crimeia, anexada pela Rússia da Ucrânia em 2014, também registrou um aumento nos ataques por drones e mísseis.
A Ucrânia normalmente não comenta quem está por trás dos ataques em território russo ou na Crimeia, embora as autoridades tenham expressado publicamente satisfação com eles.