A S&P Global elevou o ratings de longo prazo da Argentina de “SD/SD” para “CCC” nesta sexta-feira, após os resultados de um swap de títulos locais que liberou mais de 50 bilhões de dólares em vencimentos futuros.
“Os ratings de longo prazo em moeda estrangeira e local ‘CCC’ refletem a posição de liquidez modestamente melhor do governo”, disse a agência de classificação de crédito.
O swap abrangeu 15 instrumentos diferentes com datas de vencimento que variam de 2025 a 2028. A vida média do perfil de vencimento foi estendida de 0,46 ano para três anos.
A economia do país passa por um período difícil, com inflação alta, gastos públicos elevados, reservas baixas no banco central do país, pobreza e desemprego elevados.
O governo anunciou que os credores concordaram em trocar 77% dos instrumentos de dívida elegíveis. A participação do sector privado na bolsa foi baixa – com a troca de em torno de 17% das suas participações.
“Apesar dos desafios de obter apoio para um difícil programa de ajustamento por parte do Congresso e dos governadores provinciais, o governo fez progressos iniciais na redução do seu déficit fiscal, diminuindo a diferença entre a taxa de câmbio oficial e a taxa de câmbio blue-chip, e acumulando reservas cambiais. A taxa de inflação diminuiu pelo segundo mês consecutivo, mas permanece elevada”, pontua a S&P.
Veja o documento: