As famílias brasileiras vivem desafios cada vez maiores quando o assunto são as finanças do lar: a abundância do crédito e a informação sempre disponível aguçaram o instinto de consumo dos filhos e aumentaram muito suas expectativas. A consequência é que o exemplo dos maiores será cada vez mais importante na educação do cidadão de amanhã. Neste episódio da TV Dinheirama abordo a educação financeira de nossas crianças e jovens através do olhar da cidadania e da responsabilidade da sociedade (especialmente dos pais e professores).
Também abordo neste video os seguintes temas:
- O envolvimento dos filhos nas pequenas atitudes do cotidiano cria compromisso com o aprendizado pelo exemplo. Levar os pequenos ao supermercado, ensinar-lhes sobre negociação, compra, troco, necessidade de poupança etc. costuma trazer excelentes resultados;
- Tratar das finanças em casa não é algo trivial, mas precisa acontecer sempre, com a presença da família e com a participação de todos. Metas, objetivos, problemas e desafios precisam ser vistos como oportunidades de mudança por todos dentro do lar;
- A união em torno dos problemas cria um ambiente propício para o aprendizado. Quando o dinheiro é o problema, isso significa ser capaz de reavaliar o padrão de vida e contribuir para com a família. Como transferir tais valores e princípios para os mais novos?
Assista ao vídeo e comente:
Importante: Lembre-se de acessar nosso canal no YouTube – www.youtube.com/dinheirama – e se inscrever para receber nosso material. As gravações têm caráter didático e instrutivo. As dicas dadas deverão ser usadas sob sua total responsabilidade. Vem mais por ai. Espero que gostem! Até a próxima.