Home Economia e Política Ueda, do BOJ, promete manter “pacientemente” política monetária ultrafrouxa

Ueda, do BOJ, promete manter “pacientemente” política monetária ultrafrouxa

Os comentários de Ueda vêm antes da reunião de política monetária do BOJ em 30 e 31 de outubro

por Reuters
0 comentário

O Banco do Japão (BOJ) manterá “pacientemente” a política monetária ultrafrouxa e responderá “agilmente” aos desenvolvimentos econômicos, financeiros e inflacionários, disse o presidente do banco central japonês, Kazuo Ueda, nesta sexta-feira, alertando sobre a incerteza extremamente alta em relação às perspectivas.

Ueda disse que a economia do Japão está se recuperando moderadamente, com o efeito atenuante das restrições de oferta compensando o impacto sobre as exportações da desaceleração da demanda global.

É provável que a inflação desacelere à medida que a pressão dos custos se dissipe, mas volte a se acelerar depois disso devido ao fortalecimento da economia e às mudanças no comportamento de fixação de salários das empresas, afirmou.

No entanto, Ueda disse que o BOJ deve observar cuidadosamente a evolução dos mercados financeiros e cambiais e seu impacto sobre a economia do Japão, uma vez que a incerteza em relação às perspectivas é extremamente alta.

“Com a incerteza extremamente alta em torno das economias domésticas e internacionais, bem como dos mercados financeiros, o BOJ responderá com agilidade aos desenvolvimentos econômicos, de preços e financeiros”, disse Ueda.

“Ao manter pacientemente uma política monetária frouxa, o BOJ buscará atingir de forma sustentável e estável sua meta de inflação de 2%, acompanhada de aumentos salariais”, acrescentou.

Os comentários de Ueda vêm antes da reunião de política monetária do BOJ em 30 e 31 de outubro, quando o banco central japonês realizará uma revisão trimestral de suas previsões econômicas e de inflação.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.