Como vai a sua vida pessoal? Você se considera uma pessoa feliz? Em uma escala de 0 a 10, quanto você se sente realizado com a vida que tem levado? Viver em estado de bem-estar é um dos maiores desejos de qualquer pessoa.
A busca pela felicidade rege todas as ações e escolhas do nosso cotidiano. Para isso, estar em paz consigo mesmo é fundamental. Eu defino o bem-estar como: estar satisfeito e viver bem com o ambiente, recursos e perspectivas que se tem.
Ambiente compreende família, amigos, casa, cidade; recursos são dinheiro, saúde e tempo; e perspectivas, a capacidade de fazer planos e agir para criar seus próprios inéditos, ou suas próprias mudanças para o que ainda não se tem, mas se deseja, seja o que for; e, acima de tudo, satisfação é paz de espírito, uma sensação totalmente interna, que nada tem a ver com aquisições materiais.
Ebook gratuito recomendado: Riqueza pessoal é possível
Nem sempre é fácil obter essa satisfação
No dia a dia, diversos fatores influenciam diretamente nosso comportamento, humor, nossas atitudes e nossos relacionamentos.
Também é comum nos depararmos com situações complicadas e de estresse. São nessas circunstâncias que precisamos de uma força extra para enfrentar as dificuldades de forma mais positiva e sem afetar outras áreas da vida.
É nesse contexto que o coaching pode ser um ótimo aliado na busca pelo bem-estar. Por exemplo, no assessment de Inteligência Emocional, o bem-estar é medido em função do nível de autoestima, autorrealização, relações interpessoais e otimismo. Embora seja um conceito pré-definido, na prática se mostra muito eficiente.
Por se tratar de uma metodologia de desenvolvimento humano, o coaching contribui para promoção de mudanças positivas e permanentes em todas as áreas da sua vida.
Através do autoconhecimento, os participantes desse método adquirem o que é necessário para promover as mudanças internas. Além disso, eles aprendem a eliminar pensamentos, crenças e comportamentos improdutivos, que os impedem de viver uma vida plena.
Entre os benefícios do coaching para a vida pessoal, estão:
- Melhoria na qualidade de vida;
- Aumento do equilíbrio e harmonia interior;
- Diminuição do estresse;
- Aumento da disposição, energia e saúde;
- Resolução de conflitos;
- Maior controle emocional;
- Melhoria na autoestima e
- Confiança em si mesmo.
Leitura recomendada: Invista todos os dias no seu maior patrimônio: a sua mente!
Visão positiva de si mesmo
Na minha opinião, ter uma visão positiva de si mesmo é um dos aspectos mais importantes para se alcançar o bem-estar e a felicidade, mas uma visão positiva, e não uma visão irreal do que se é, o famoso “eu me acho”.
No entanto, estar plenamente feliz não deve se tornar uma busca frenética. É importante usufruir das pequenas coisas cotidianas, viver bem o presente com o que se tem e buscar o futuro que se deseja. É o pé no chão no hoje, e a visão no futuro, ou sonhar a noite e trabalhar de dia.
A felicidade não pode ser vista como uma obrigação ou um ideal a ser alcançado e depois disso nada mais virá.
É preciso ter consciência de que as vezes nem tudo estará bem, e isso é fundamental para ter um bom aproveitamento da vida. A dor é sempre veículo de consciência. Faz parte do crescimento humano, e uma vida real tem dessas coisas.
Nas palavras de Délia Guzmán: “Aquele que busque apaixonadamente, desesperadamente, um bem-estar, que está fora de si mesmo, entrará em um labirinto de difícil saída, tanto que poderá passar toda uma existência percorrendo vias erradas que conduzem a outras mais equivocadas ainda.
Aquele que se acha nessa situação, viverá sempre dependendo das pessoas e das circunstâncias; será tão feliz como lhe permitam as pessoas com as quais convive e terá tantas ou tão poucas satisfações como lhe ditem as circunstâncias. Sabendo onde achar o bem-estar, é preciso saber buscá-lo e ter presente que toda busca implica um trabalho.”
Canal de vídeos recomendado: TV Dinheirama, o seu canal de educação financeira
Dicas de coaching para o seu bem-estar
- Priorize. Mude suas prioridades e coloque você no topo da lista. Só você pode ser responsável por sua saúde e bem-estar, isso é indelegável.
- Organize. Saiba gerir bem o seu tempo e organize as tarefas diárias. Lembre-se que rotinas caóticas não são compatíveis com uma boa qualidade de vida. Pessoas com alto nível de bem-estar se sentem mais produtivas e produtividade tem a ver com organização.
- Valorize. Dê valor aos pequenos e bons momentos. Aprenda a agradecer por tudo de bom que já aconteceu. Saboreie seu alimento devagar, observe a beleza das flores, das aves, das arvores, do vento e de um lindo amanhecer e pôr do sol. Preste atenção ao barulho da chuva.
- Realize. Estabeleça metas que levem à sua felicidade e coloque em prática tudo o que for preciso para alcançá-las. Afinal, se não houver ação, não vai acontecer.
Nos vemos no próximo texto! Abraços!