Home Finanças Pessoais Você não precisa ser um gênio para ter sucesso financeiro

Você não precisa ser um gênio para ter sucesso financeiro

by Ricardo Pereira
0 comment

Você não precisa ser um gênio para ter sucesso financeiroPor trabalhar com o assunto e ter certa facilidade para explicar alguns temas que são considerados “técnicos demais”, sempre que converso com alguém sobre finanças ouço alguém dizendo que “educação financeira é um assunto muito difícil e que requer muito estudo, é coisa de especialista”.

Concordo que estudar sempre é bom, não à toa me considero um eterno aprendiz – afinal, essa postura me garante todos os dias a oportunidade de aprender um pouco mais, observar melhor os detalhes e absorver, de todos à minha volta, o máximo de informações e experiências.

Felizmente, a convivência com a equipe no Dinheirama e com os nossos parceiros é terreno fértil para quem gosta de aprender. Sabemos e concordamos que conhecimento é importante para tudo na vida, então preciso confessar uma coisa: me incomoda muito a facilidade que muitas pessoas têm de se vitimizar, colocando-se em um patamar inferior, como se fosse alguém incapaz de assimilar, aprender, ensinar e seguir em frente.

Quando o assunto é dinheiro, a vitimização é a desculpa perfeita. É muito fácil despejar a culpa dos erros nos outros (loja, banco, promoção, até na novela, onde a mocinha aparece com sapatos maravilhosos todos os dias) após decisões equivocadas no cartão de crédito ou no cheque especial. Desculpas que só servem para aliviar o dia a dia. Mas será que funcionam mesmo?

A desculpa da falta de sabedoria é outra que cabe como uma luva. A partir dela a culpa da falta de conhecimento se torna um problema sabe-se lá de quem. Não é verdade, oras, a organização financeira e o sentimento de responsabilidade com o dinheiro não requerem somente o estudo, mas também (e principalmente) o zelo com o dinheiro. É preciso valorizar cada centavo que se gasta e ganha.

Não fosse assim, como justificar que uma grande parte dos endividados do país tenham completado a universidade, feito uma pós-graduação e ido até muito mais além? A educação financeira privilegia as pessoas que conciliem a organização com o fato de saber lidar com a frustração, ou seja, de saber esperar.

Aos poucos pude perceber que o estudo em nada tem haver com a inteligência. Todos tem a oportunidade de observar a vida com mais inteligência e sabedoria, mas infelizmente nem todos tem a possibilidade de dedicar-se integralmente aos estudos.

Uma das lições mais interessantes que tive aqui mesmo com o Dinheirama foi a possibilidade de conversar com uma senhora, em uma das diversas palestras que fizemos há pouco tempo em uma comunidade carente de São Paulo, que me procurou para dizer que o sonho dela era levar os filhos a um conhecido parque de diversões no final do ano.

Estávamos no começo do ano e qual não foi minha surpresa quando, em dezembro, fui procurado por essa senhora que logo me deu a notícia de que havia se organizado e conseguido realizar o sonho de levar as crianças para brincar.

Feliz, perguntei a ela como ela havia conseguido realizar o objetivo. Ela olhou bem nos meus olhos e disse: “Graças a vocês do Dinheirama, aprendi duas coisas: a priorizar e a esperar. Demorou um pouco, mais consegui levar meus filhos e não precisei me endividar”.

Missão cumprida! E você, o que precisa para priorizar melhor e entender que tudo é possível desde que tenhamos paciência, disciplina e objetivos coerentes? Conte-nos sua história no espaço de comentários abaixo. Abraços e até a próxima.

Foto de freedigitalphotos.net.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.