Com o aumento da volatilidade das principais ações da nossa bolsa de valores, uma estratégia que poderá ser interessante é operar no mesmo dia, realizando o chamado Day Trade. Voltado para o investidor mais agressivo, o Day Trade consiste na operação de compra e venda de uma ação efetuada no mesmo dia, ou mesmo em sua ordem inversa (de venda e compra), também na mesma data. O intuito desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações
As operações de Day Trade são efetuadas com base em indicações visualizadas no início do pregão, de acordo com o gap apresentado após o leilão de abertura, figuras presentes no intraday com a utilização do candlestick de 1 minuto, além de mais algumas ferramentas (bandas de Keltner, média móvel da própria média móvel para stop etc) adaptadas principalmente para as ações da Petrobras e Vale.
As operações de Day Trade devem ser evitadas em ações com menor liquidez. Devido ao seu maior risco de manipulação e à super exposição do patrimônio ou mesmo alavancagem, as operações de Day Trade deverão ser efetuadas depois de muito tempo de experiência e treinamento. Há muitos investidores que tentam utilizar certos recursos na tentativa de obter sucesso, como: livro de ofertas, jornais, dicas, relatórios, “achômetro”, “caiu muito vou comprar” (e vice-versa), sites, fóruns, “o índice está subindo, vou comprar” (e vice-versa). Estratégias essas perdedoras e que no longo prazo levarão o investidor à falência.
Gostaria de destacar as maiores vantagens e desvantagens dessa modalidade de operação e o que é importante neste tipo de estratégia de curto prazo:
Vantagens
- Dormir tranqüilo (sem risco de gap de abertura que pularia eventual stop);
- Maior liquidez contra manipulação (operar papéis com alta liquidez);
- Independência da tendência principal (indicações ao longo do dia de compra ou mesmo venda para ganhar com a queda);
- Alavancagem (possibilidade de operar volume maior que apresenta na corretora).
Desvantagens
- Maior rapidez na perda em caso de descontrole nas operações;
- Alto custo operacional;
- Tempo diário requerido;
- Maior freqüência na ocorrência de ruídos.
É importante lembrar que a operação de Day Trade depende de alguns fatores relacionados aos hábitos do investidor e seus conhecimentos específicos. Por exemplo:
- Requer tempo de aprendizado e experiência, visto que a estratégia é de alto risco;
- Deve-se conseguir baixos custos operacionais, o que no longo prazo fará bastante diferença;
- Sempre utilizar stop quando começar um Day Trade. Deverá encerrar a operação no mesmo dia;
- Ter planilha de controle das operações para acompanhar os resultados e facilitar o pagamento de IR (este de 20%), onde 1% fica retido na fonte.
Confira um exemplo com a Vale, na última sessão, e as respectivas indicações destacadas no gráfico:
Como podemos observar no gráfico acima, a adaptação das bandas de Keltner tem servido em VALE5 e PETR4 com bastante eficácia para indicar pontos de compra e venda no intraday em operações de Day Trade, aliadas a outras importantes confirmações que utilizam com base a Análise Técnica.
Crédito da foto para freedigitalphotos.net.