Home Economia e Política Zona do euro registra superávit comercial em junho com queda das importações da Rússia

Zona do euro registra superávit comercial em junho com queda das importações da Rússia

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que o superávit comercial externo não ajustado dos 20 países que compartilham o euro foi de 23,0 bilhões de euros em junho

por Reuters
0 comentário

 A zona do euro voltou a ter um grande superávit comercial em junho depois de um déficit de tamanho semelhante 12 meses antes, uma vez que as importações da Rússia e da China caíram acentuadamente, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que o superávit comercial externo não ajustado dos 20 países que compartilham o euro foi de 23,0 bilhões de euros em junho, em comparação com um déficit de 27,1 bilhões em junho de 2022.

As exportações ao longo desses 12 meses cresceram 0,3%, enquanto as importações caíram 17,7%.

Ajustado para variações sazonais, o superávit comercial foi de 12,5 bilhões de euros em junho, ante 200 milhões de euros em maio e um déficit de 7,9 bilhões de euros em abril.

A melhora da balança comercial da UE resultou principalmente de quedas acentuadas nos déficits comerciais com a Rússia, devido às sanções ocidentais devido à guerra na Ucrânia, e com a China.

O déficit comercial com a Rússia caiu para 8,7 bilhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, de 92,1 bilhões de euros no mesmo período de 2022.

Com a China, o déficit comercial da UE caiu para 148,7 bilhões de euros no primeiro semestre do ano, de 189,3 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.