A Toyota Motor disse nesta terça-feira que investirá mais 8 bilhões de dólares e criará cerca de 3.000 empregos em sua fábrica de baterias para veículos elétricos na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, impulsionando o esforço da montadora japonesa para eletrificar sua linha.
A empresa, que planeja ter opções eletrificadas para seus modelos disponíveis até 2025, disse que a última medida elevará seu investimento total na fábrica para cerca de 13,9 bilhões de dólares e os empregos para mais de 5.000.
Fabricantes de automóveis como a Ford Motor e General Motors têm corrido para aumentar a sua produção de veículos elétricos e diminuir a diferença com a Tesla, líder do mercado.
A instalação da Toyota na Carolina do Norte deverá iniciar operações em 2025 e será a primeira fábrica de baterias automotivas da empresa em todo o mundo.
A unidade terá seis linhas de produção de baterias, quatro de suporte a veículos híbridos, como o Prius, e duas linhas adicionais para suporte de veículos elétricos a bateria.