O excesso de chuvas durante a semeadura de grãos de inverno na França e, em menor escala, na Alemanha, levará a uma queda na área total de trigo soft da União Europeia para a safra do próximo ano, prejudicará os rendimentos e sustentará os preços, segundo a consultoria Strategie Grains.
Nas últimas semanas, a França enfrentou um clima úmido quase ininterrupto, levando a semeadura de grãos a paralisar em muitas partes do país.
“A área de cultivo de trigo mole para a safra de 2024 na UE-27 está atualmente estimada em 0,9% abaixo do nível de 2023 e, além disso, os rendimentos podem não corresponder ao seu potencial, como aconteceu na safra de 2020, especialmente na França”, disse em um relatório mensal.
Apesar de as chuvas também terem prejudicado a colheita de milho na França, a Strategie Grains elevou sua estimativa para a safra de 2023 pelo terceiro mês consecutivo, para 61,0 milhões de toneladas, ante 60,6 milhões no mês passado.
“Existe um grande contraste entre os resultados da colheita no oeste e no norte da Europa, onde os rendimentos são bons, e no sudeste, que teve um resultado decepcionante nesta temporada”, disse a Strategie Grains.
A empresa também aumentou em 200.000 toneladas sua estimativa para a safra de trigo soft do verão passado para 125,8 milhões de toneladas, agora estável em relação ao ano passado.