O sérvio Novak Djokovic finalizou a sua temporada 2023 adicionando o título do ATP Finals aos três Grand Slams vencidos neste ano, fazendo o tenista elevar imediatamente o sarrafo para a próxima temporada e visar a conquista do “Golden Slam”.
Djokovic, que conquistou o ATP Finals pela sétima vez no domingo, ao vencer o italiano Jannik Sinner em sets diretos, só não conquistou todos os Grand Slams neste ano porque perdeu a final de Wimbledon para o espanhol Carlos Alcaraz.
O jogador de 36 anos disse em Turim que pretende vencer todos os Grand Slams em 2024, assim como obter o ouro na Olimpíada de Paris. A alemã Steffi Graf é a única jogadora da história a atingir o feito, quando venceu o Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon, o Aberto dos Estados Unidos e conquistou o ouro nos Jogos de Seul, em 1988.
“Bom, é possível vencer os quatro Grand Slams e o ouro olímpico”, afirmou Djokovic. “Sempre tenho as maiores ambições e metas. Não será diferente no ano que vem.”
“A motivação que eu tenho permanece aqui. Meu corpo tem me tratado bem, ouvido a mim. Tenho uma grande equipe ao meu redor”, pontuou o sérvio. “A motivação, especialmente pelos grandes torneios do esporte, está presente. Isso me inspira a seguir em frente.”
O tenista, que já venceu 24 títulos de Grand Slam, afirmou estar “muito, muito orgulhoso” pela temporada. “Quatro de cinco torneios. Para ser sincero, não dá para pedir mais”.
“É uma grande recompensa pelo que minha equipe e eu passamos neste ano, um dos mais bem-sucedidos da minha carreira”, completou.