A Petrobras (PETR4) prevê iniciar as obras para a construção do segundo conjunto de unidades (trem 2, no jargão do setor) da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, no segundo semestre deste ano, informou a companhia em nota nesta quarta-feira.
Já em fase de contratação, a construção do trem 2 da refinaria pernambucana tem data para ser concluída em 2028, quando ela deverá atingir capacidade para processar 260 mil barris de petróleo por dia (bpd), ante 100 mil bpd atualmente, segundo perspectivas da empresa.
Além disso, a petroleira prevê concluir uma ampliação do trem 1 do empreendimento no primeiro trimestre de 2025.
As novas previsões foram feitas pela companhia antes de uma cerimônia programada para quinta-feira na Rnest para marcar a retomada de investimentos na unidade, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do CEO da Petrobras, Jean Paul Prates, além de diversas outras autoridades.
A retomada do trem 2 da Rnest já havia sido anunciada em junho de 2023. O projeto tinha sido suspenso em 2015, em meio ao escândalo de corrupção investigado pela Lava Jato que atingiu a Petrobras.
O movimento ocorre em um momento em que o governo Lula busca aumentar o refino doméstico como forma de reduzir a dependência do país da importação de combustíveis.
O Plano Estratégico quinquenal da Petrobras para o período de 2024 a 2028 prevê concluir ainda neste ano obras relacionadas a um equipamento de mitigação de emissão de gases (SNOX), que permitirão elevar a capacidade do trem 1 em 15 mil bpd. Para 2025, está prevista a conclusão das obras para a expansão do trem 1, que adicionará outros 15 mil bpd.
Já a construção do trem 2, cujas obras estão ainda em contratação, está prevista para ser concluída em 2028, adicionando os demais 130 mil bpd.
A Rnest é a mais nova refinaria da petroleira, concluída 34 anos depois da Petrobras construir a sua última refinaria de petróleo.