O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sinalizou nesta sexta-feira estar confiante de que um acordo sobre a fronteira do país com o México pode ser alcançado na próxima semana, pelo menos no Senado, controlado pelos democratas, acrescentando que são necessárias “mudanças significativas nas políticas” quanto ao tema.
Republicanos do Congresso barraram um fundo de emergência para a Ucrânia em um esforço para implementar novas políticas de segurança na fronteira com o México. Eles culpam a gestão Biden pelo fluxo de imigrantes entrando no território dos EUA.
“Eu acho que na semana que vem conseguiremos avançar em algo, pelo menos no Senado, e estou confiante de que será um pacote bipartidário”, afirmou o presidente a uma plateia de prefeitos que visitaram a Casa Branca.
“Agora é uma pergunta para o presidente da Câmara e os republicanos de lá: eles estão prontos para agir também?”, perguntou.
Na Câmara, onde os republicanos têm uma pequena maioria, alguns membros radicais da legenda ameaçaram tentar derrubar o presidente da Casa, Mike Johnson, se ele levar ao Parlamento um acordo de segurança como parte de um pacote que também inclua uma ajuda a Kiev.
Nesta sexta-feira, Biden reconheceu que é preciso haver mudanças na política de imigração.
“Eu acho que precisamos de mudanças significativas das políticas na fronteira, incluindo mudanças no nosso sistema de asilo”, afirmou.