O ETF do fundo iShares MSCI Brazil (EWZ) despencou 2,95% em Nova York durante esta terça-feira (13) de Carnaval, em reação aos dados mais quentes do que o esperado sobre a inflação ao consumidor dos EUA em janeiro. O EWZ avançou 0,88% na segunda-feira (12).
O CPI aumentou 0,3% no mês passado, após ter subido 0,2% em dezembro. Nos 12 meses até janeiro, o índice aumentou 3,1%. Isso se seguiu a um avanço de 3,4% até dezembro.
Economistas consultados pela Reuters previram que o CPI aumentaria 0,2% no mês e 2,9% no comparativo anual.
As apostas dos traders para uma redução da taxa de juros pelo Federal Reserve na reunião de maio de pelo menos 25 pontos-base caíram para 32,9%, de cerca de 58% antes dos dados.
Enquanto isso, as expectativas para junho chegaram a 71,7% (de 92,2%), mostrou a ferramenta CME FedWatch.
“Os dados foram mais quentes do que o esperado e pouco fizeram para dar ao Fomc a ‘maior confiança’ necessária para começar a reduzir iminentemente as taxas”, avaliam os economistas do Wells Fargo, Sarah House e Michael Pugliese.
Segundo eles, o relatório de hoje é um lembrete de que o caminho de regresso a uma inflação de 2% provavelmente terá alguns buracos, e dá peso aos que expressaram ceticismo quanto à justificação de uma flexibilização iminente da política.
Veja o desempenho das 10 maiores ADRs dentro do MSCI Brazil:
Banco do Brasil (BDORY), -3,36%