As ações de empresas menores de inteligência artificial subiam nesta quinta-feira, depois que a Nvidia (NVDA; NVDC34), a fabricante de chips de IA mais dominante do mundo, revelou ter participação nelas, oferecendo pistas sobre sua estratégia de crescimento.
O rali mostrou a crescente influência da Nvidia no mundo da IA, à medida que seu valor de mercado cresce em ritmo acelerado, tornando-a a terceira empresa mais valiosa dos Estados Unidos.
A Nvidia divulgou suas participações até 31 de dezembro em um documento à SEC, órgão que regula o mercado de capitais nos EUA, na noite de quarta-feira.
Esse tipo de divulgação é acompanhado de perto por investidores e geralmente está associado a movimentos feitos por gestoras de fundos, em vez de empresas.
Os papéis da empresa de biotecnologia Recursion Pharmaceuticals, na qual a Nvidia investiu quase 76 milhões de dólares, subiam 12,7%.
A gigante do Vale do Silício também investiu quase 3,7 milhões de dólares no desenvolvedor de assistentes de voz conversacionais SoundHound AI, elevando suas ações em 53%, a 3,47 dólares.
A Nvidia também comprou uma fatia na empresa de dispositivos médicos Nano-X Imaging, com sede em Israel, que usa software de IA para analisar relatórios. Seus papéis avançavam 80%.
As ações de outras empresas de microcapitalização do setor também valorizavam-se, com a Guardforce AI adicionando 10% e a BigBear.ai Holdings ganhando 7,7%.