O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu indicar para o conselho de administração da Petrobras (PETR3; PETR4) Rafael Dubeux, que atualmente é seu secretário-executivo adjunto na pasta, disseram nesta terça-feira duas fontes com conhecimento do assunto.
Dubeux é um dos responsáveis pela elaboração e negociação do plano de transformação ecológica do governo Luiz Inácio Lula da Silva e será indicado com o objetivo de fortalecer o plano de transição verde da Petrobras, disseram as fontes.
Em meio ao debate sobre possível interferência do governo na Petrobras, que na semana passada decidiu reter em caixa dividendos extraordinários, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou na segunda-feira ter convidado o Ministério da Fazenda a ter um assento no conselho da companhia.
A decisão de não pagar dividendos extraordinários partiu do próprio Lula, que defende que a estatal amplie seus investimentos, de acordo com duas fontes do governo.
Rafael Dubeux é advogado e fez doutorado em relações internacionais com foco em inovação em energia de baixo carbono e é autor de livro sobre desenvolvimento e mudança climática.
Ele é servidor de carreira da Advocacia-Geral da União e já ocupou cargos na assessoria especial do Ministro da Fazenda, subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil e subchefia de Assuntos Parlamentares da Presidência da República.
Em Nova York, as ADRs da Petrobras (PBR) sobem 2,13%, a US$ 14,87 e as PBR.A avançam 2,02%, a US$ 14,62.