A Eletrobras (ELET3; ELET6)teve lucro líquido de 893 milhões de reais no quarto trimestre de 2023, revertendo prejuízo de 479 milhões sofrido em igual período do ano anterior, segundo resultado divulgado nesta quinta-feira.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou 1,05 bilhão de reais no período, baixa de 26% ano a ano. Calculado sob as métricas regulatórias, o Ebitda da empresa recorrente alcançou 5,6 bilhões de reais no trimestre, alta de 5%, devido às maiores receitas de transmissão e à redução das despesas operacionais.
No acumulado do ano, a companhia de energia elétrica reportou um lucro de 4.395 bilhões de reais, 21% acima do de 2022, enquanto seu Ebtida cresceu 49%, para 17 bilhões de reais.
Em relatório que acompanha o balanço, a Eletrobras afirmou que seu resultado operacional e financeiro de 2023 refletiu “a busca pela maior eficiência de custos e racionalização de processos”, o que possibilitou a retomada de sua capacidade de investimentos.
No último trimestre de 2023, os investimentos da Eletrobras totalizaram 4,63 bilhões de reais, 190% acima do anotado um ano antes.
“Nossa disciplina financeira e de alocação de capital possibilitou a proposta de distribuição de dividendos no valor de 1,297 bilhão de reais referentes aos resultados de 2023”, acrescentou a Eletrobras.
A companhia também disse ver melhora de seus custos na “pessoal, material, serviços e outro” (PMSO), com efeitos iniciais dos dois programas de demissão voluntárias (PDVs) lançados.
Em contigências, a Eletrobras apontou uma redução de 41% do estoque do empréstimo compulsório, o principal passivo de seu balanço, para 17,2 bilhões de reais, quando comparado aos 24,3 bilhões de reais do último trimestre de 2022.