O Ibovespa futuro (WIN1) negocia em queda de 0,91% nesta terça-feira (15), em aproximadamente 124.300 pontos. O dólar (USDBRL) abriu em alta de 0,88%, a R$ 5,23, estendendo os ganhos depois de na véspera já ter atingido um pico de encerramento em mais de um ano.
“O clima global e as tensões fiscais devem pesar na abertura do dólar e do Ibovespa. Nos juros, o IGP-10 pode tirar pressão da ponta curta, mas a piora fiscal deve pesar nos vértices de médio e longo prazo”, explica Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos.
A economia da China cresceu 5,3% entre janeiro e março em relação ao ano anterior, mais rápido do que o esperado no primeiro trimestre. Contudo, os dados de março sobre exportações, inflação ao consumidor, preços ao produtor e empréstimos bancários mostraram que o ímpeto pode vacilar novamente e reforçaram os apelos por mais estímulos para sustentar o crescimento.
“Na noite de ontem, o resultado do PIB chinês do 1T24 surpreendeu para cima, mas os dados mensais de produção industrial e comércio varejista foram bem ruins. Assim, o humor do mercado ficou negativo a medida que, apesar de termos um PIB melhor, a situação corrente é negativa e cadente”, diz Étore Sanchez, economista da Ativa Investimentos.
Ibovespa: perda de suporte
“Após quatro quedas consecutivas, o Ibovespa sinaliza a perda da importante região de suporte dos 125.500 pontos, o que indicaria continuidade do movimento de baixa em direção aos 122.550 pontos”, aponta o analista Maurício A. Camargo, da Ágora Investimentos.
Veja as operações sugeridas pelos analistas para hoje:
BTG: veja swing trade com ações da Arezzo e Enauta e outras nesta terça-feira
PagBank: veja operações com as ações da Gerdau e Eletrobras entre outras nesta terça
Minério de ferro
Minério de ferro cai com investidores reavaliando expectativa de estímulo na China após dados do PIB
Mercado asiático
Ações da China caem com queda de small caps apesar do PIB forte