A mineradora Vale (VALE3) ainda está digerindo anúncio de uma oferta da BHP pela Anglo American, mas não vê impacto em acordo para projeto Minas-Rio, da Anglo, onde a Vale pode ter participação, afirmou nesta quinta-feira o CEO, Eduardo Bartolomeo.
O grupo BHP fez uma oferta de 38,8 bilhões de dólares pela Anglo American na véspera oferecendo um acordo para criar a maior mineradora de cobre do mundo e fazendo com que as ações de sua rival subissem 13%.
“A gente não vê nenhum impacto no negócio do Minas-Rio. Está sendo feito, claro, pela Anglo e será respeitado por quem vier depois, se vier depois”, afirmou o CEO, durante conferência com analistas de mercado sobre os resultados no primeiro trimestre.
A Vale anunciou em fevereiro que fechou um acordo com a Anglo American para adquirir 15% de participação no complexo Minas-Rio e estabelecer uma parceria no ativo, em operação que contará com recursos de minério de ferro da companhia brasileira do depósito de Serra da Serpentina.
Questionado por um analista sobre eventual interesse em ativos da Anglo, Bartolomeo disse ainda que a Vale “claramente” teria interesse, mas que tem “melhores opções dentro de casa”.
“Estamos muito mais interessados em acelerar e executar nossos projetos”, afirmou o executivo.