O Sebrae e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vão investir cerca de R$ 2,8 milhões para fortalecer o ecossistema baiano de empresas inovadoras, também conhecidas como startups.
O investimento terá como prioridade a promoção de uma cultura empreendedora, no engajamento e na visibilidade desses negócios. O acordo foi assinado nesta sexta-feira (14), em Salvador (BA).
De acordo com o plano de trabalho apresentado, serão realizadas ações de aproximação, sensibilização e mobilização com o setor.
Com isso, deseja-se proporcionar uma melhor capacidade de gestão empreendedora, a aproximação do mercado, suporte a projetos de inovação tecnológica, além de garantir acesso a serviços que permitam a criação de um ambiente propício ao surgimento e amadurecimento de novos negócios.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a necessidade do suporte às empresas por meio desta parceria. “Estamos aqui para ampliar o ativismo já existente e consolidar ainda mais a atuação do Sebrae baiano no estado. Estamos aqui para ajudar na geração de emprego e renda. A natureza do Sebrae é de parcerias e as políticas que realizamos serão levadas para todos os municípios do estado”, enfatizou.
Décio ainda acrescentou que é necessário, além das ações de sustentabilidade e inovação, trabalhar de forma que esses processos ajudem na inclusão social que, atualmente, é uma das pautas prioritárias do país. “Não adianta deixarmos um mundo sustentável e tecnologicamente avançado com os seres humanos desprezados. Trabalhamos para que os pequenos negócios possam dar a contribuição no desenvolvimento da Bahia”, ressaltou.
O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, enfatizou que a parceria com o Sebrae é fundamental para levar as políticas públicas para o interior do estado. Ele também destacou a capilaridade que o investimento pode atingir.
“O desenvolvimento que aqui se propõe por meio dessas startups não é somente para o estado, mas para todo o mundo”, lembrou.
Iniciativas
Entre as ações inseridas no acordo, estão a realização do Meetup Summits (eventos de curta duração realizados em todo o estado da Bahia com o objetivo de aproximar, sensibilizar e mobilizar o público); do Empretec Startups (seminário intensivo destinado a aumentar o potencial empreendedor para iniciar, gerir ou crescer na atividade da startup); do Desafio tecnológico (para buscar soluções tecnológicas que atendam aos requisitos básicos para um problema real do mercado); do Startup Day; do Sebrae Like a Boss (principal porta de entrada para novos empreendedores); do Aceleração; a participação em trilhas de Capacitação, Incubação, e internacionalização; a promoção do Summit Bahia, em setembro deste ano; e a participação em missões nacionais.