A Bunge elevou sua perspectiva de ganhos para o ano inteiro de 2023 nesta quarta-feira, depois que as margens de processamento melhoradas ajudaram a comerciante agrícola a registrar um lucro no segundo trimestre acima das estimativas de Wall Street.
A Bunge prevê que o lucro ajustado para o ano inteiro seja de pelo menos 11,75 dólares por ação com uma perspectiva de margem melhorada, acima da meta anterior de 11 dólares por ação e acima da estimativa média dos analistas de 11,60 dólares por ação, segundo dados da Refinitiv.
Os resultados melhores ocorrem enquanto a Bunge está trabalhando para fechar um acordo de fusão com a Viterra, que cria uma potência global do agronegócio de valor de cerca de 34 bilhões de dólares, com ganhos anuais projetados em torno de 4 bilhões de dólares.
Os comerciantes globais de grãos têm capitalizado a forte demanda por alimentos, ração animal e biocombustíveis. Eles lucraram ainda mais com os preços mais altos das safras devido a uma série de interrupções na cadeia de suprimentos, desde a pandemia de Covid-19 até uma seca histórica na Argentina e uma guerra na Ucrânia, grande exportadora de grãos.
Mas os lucros da Bunge e de rivais no comércio de grãos, como Archer-Daniels-Midland, Cargill e Louis Dreyfus, diminuíram em relação aos níveis recordes do ano passado devido ao aumento dos custos operacionais e margens de processamento de oleaginosas mais apertadas, que agora começaram a se recuperar.
A ADM reportou uma queda no lucro do segundo trimestre no mês passado, mas elevou sua projeção para o ano todo, citando a melhora das condições do mercado na segunda metade do ano.
A Bunge disse que o lucro ajustado do segundo trimestre no Agribusiness, seu maior segmento em termos de vendas e volumes, saltou 75% com uma safra recorde de soja brasileira impulsionando suas operações de processamento.
O aumento no lucro de processamento mais do que compensou os resultados mistos da unidade de Óleos Refinados e Especiais da Bunge.
O lucro ajustado da Bunge foi de 3,72 dólares por ação nos três meses encerrados em 30 de junho, em comparação com a estimativa de analistas de 2,69 dólares por ação.