Home Mercados Rússia diz que expansão fortalecerá Brics

Rússia diz que expansão fortalecerá Brics

Ele estava comentando sobre uma observação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que era "extremamente importante" que a Arábia Saudita se juntasse aos Brics

por Reuters
0 comentário

A Rússia disse nesta quinta-feira que os Brics seria fortalecido com a inclusão de novos membros, em seu endosso mais explícito até o momento da ideia de expansão do bloco.

Os Brics é formado por economias emergentes e atualmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Moscou vê o grupo como um contrapeso cada vez mais importante e influente nos assuntos globais em relação ao Ocidente liderado pelos Estados Unidos.

“É claro que acreditamos que, de uma forma ou de outra, a expansão dos Brics contribuirá para o desenvolvimento e o fortalecimento dessa organização”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a jornalistas.

Ele estava comentando sobre uma observação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que era “extremamente importante” que a Arábia Saudita se juntasse aos Brics, juntamente com a Argentina e os Emirados Árabes Unidos, se assim desejassem.

Peskov disse que a Rússia tinha laços construtivos com todos os três países, mas “não achamos que precisamos nos antecipar” em relação a nações candidatas específicas antes que o tópico seja discutido em uma cúpula dos Brics na África do Sul, de 22 a 24 de agosto.

O fortalecimento dos Brics faz parte da visão da Rússia de minar o domínio dos EUA e construir um novo “mundo multipolar”. Ela valoriza os laços com os países em desenvolvimento que se abstiveram de condenar suas ações na Ucrânia e quer aumentar o comércio com eles para neutralizar o efeito das sanções ocidentais em sua economia.

A Rússia será representada na cúpula dos Brics deste mês pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu não comparecer pessoalmente devido a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra na Ucrânia, algo que Moscou nega.

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.