Os contratos futuros de soja na bolsa de Chicago caíram 2,3% na segunda-feira, com o clima chuvoso em grande parte do principal cinturão agrícola dos EUA e as previsões de boas condições de desenvolvimento para agosto levando os preços ao menor nível em mais de cinco semanas.
Os contratos futuros de trigo subiram 3,9% com a intensificação das preocupações com a oferta global, estimuladas por temores de uma escalada de ataques aos navios no Mar Negro após um ataque ucraniano a um navio-tanque russo.
O bom clima da safra também pressionou o mercado do milho, que somou a nona sessão de perdas nas últimas dez, mas as perdas foram contidas pelos ganhos do trigo.
“As chuvas do fim de semana provavelmente foram tão boas quanto previam”, disse Mark Schultz, analista-chefe da Northstar Commodity, com sede em Minnesota.
Um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA divulgado após o fechamento do mercado nesta segunda-feira mostrou que as classificações de bom a excelente para o milho subiram 2 pontos percentuais para 57% na última semana. A classificação da soja também subiu 2 pontos percentuais, para 54%.
O contrato novembro da soja caiu 31,25 centavos, para fechar a 13,02 dólares o bushel. Os preços chegaram a 12,91 dólares, o mais baixo para o contrato mais ativo desde 30 de junho.
O trigo subiu 24,50 centavos a 6,575 dólares o bushel, e o milho caiu 1,50 centavo a 4,9575 dólar por bushel.