Os contratos futuros de soja e grãos de Chicago caíram nesta sexta-feira, com a melhora do clima levando os investidores a antecipar que as condições das safras do meio-oeste dos EUA vão melhorar, disseram operadores.
Os contratos futuros de milho e soja tiveram um pregão particularmente agitada, já que uma enxurrada de sinais de baixa levou os investidores a reduzir os riscos no final da semana.
O contrato de soja mais ativo na bolsa de Chicago (CBOT) caiu 10,75 centavos para 13,0750 dólares o bushel. O milho recuou 9 centavos para 4,8725 o bushel e o trigo fechou em queda de 11 centavos para 6,2675 por bushel.
Os contratos futuros de soja iniciaram a sessão oscilando e o milho se firmou, depois que o governo dos EUA previu que as condições de seca no início da estação de cultivo significariam colheitas menores de ambos neste outono.
Mas as previsões do relatório mensal de estimativas de oferta e demanda agrícola mundial (WASDE) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) ficaram abaixo das expectativas do mercado.
Enquanto isso, os contratos futuros de trigo da Bolsa de Comércio de Chicago caíram quando o relatório WASDE mostrou que os estoques finais de trigo melhoraram, particularmente para o trigo vermelho duro de inverno, disse Craig Turner, operador de commodities da Daniels Trading.
E a ausência de mais escalada de guerra no Mar Negro também pesou sobre os contratos futuros de trigo, disseram operadores.