A inventividade dos brasileiros conquistou o mercado internacional. Nos últimos 4 anos, as startups nacionais conseguiram captar mais de 60% do total de investimentos conquistados pelo universo das empresas inovadoras da América Latina.
Entre 2019 e 2023, de acordo com relatório “Panorama Tech”, foram investidos nas statups do continente cerca de R$ 178 bilhões. Desse total, R$ 108 bilhões vieram para empresas do Brasil.
O relatório, elaborado pelo Distrito, plataforma de inovação que mapeia startups, pelo Softbank Latin America Fund e pela Upload Ventures, empresa que identifica e investe em negócios em estágio inicial na América Latina, aponta que existem no país 13 mil startups .
“Essas empresas ajudam a oxigenar a economia e a levar soluções novas e tecnológicas para os negócios de base tradicional, além de gerar mais emprego e renda no país”, destacou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Nós, por meio do Sebrae, estimulamos essa mola de propulsão para o desenvolvimento do país porque sabemos do potencial do nosso povo. Tudo isso aliando inovação, produtividade, diferenciação e agregação de valor.
No último mês de agosto, cerca de 180 negócios inovadores foram convidados pelo Sebrae para participar de rodadas de investimentos no Startup Summit 2023, um dos principais eventos do ecossistema de inovação no Brasil, por meio do Capital Empreendedor.
Neste ano, mais de 500 empresas estão passando por capacitações do Programa em um período de cerca de seis meses, incluindo workshops de pitch e investimentos, além de mentorias especializadas.
Ao longo da jornada, as startups serão avaliadas para avançarem no programa até chegarem à última fase, em novembro, quando participarão de rodadas de negócios com investidores em São Paulo.