A empresa de delivery de supermercado Instacart está a caminho de ser avaliada em mais de 14 bilhões de dólares, diante de um salto no valor de suas ações, que estrearam na Nasdaq (US100) nesta terça-feira.
Às 15h30 (horário de Brasília), o papel disparava cerca de 27%, a 37,90 dólares, depois de ter chegado a avançar até 43% mais cedo.
O IPO da empresa sediada em São Francisco foi precificado no topo da faixa indicativa de entre 28 e 30 dólares por ação, fazendo a empresa levantar 660 milhões de dólares, dos quais 237 milhões irão para os investidores que venderam suas ações na oferta.
O IPO deu à Instacart uma avaliação de quase 9,9 bilhões de dólares, uma fração dos 39 bilhões que a companhia valia em 2021, na última rodada de financiamento.
O negócio central da Instacart se tornou lucrativo em 2022 e a tendência se manteve no primeiro semestre deste ano, segundo dados da companhia.
A forte estreia da Instacart, juntamente com a da fabricante de chips Arm e da RayzeBio na semana passada, pode encorajar outras startups a seguirem este caminho o que poderá revitalizar o mercado de IPOs após um período de estagnação de quase 18 meses.
A Instacart estreou na Nasdaq quase três anos após iniciar os preparativos para abrir capital. Nesse período, várias startups tiveram que reduzir suas avaliações pressionadas pelo cenário inflacionário, tensões geopolíticas e rápidos aumentos da taxa de juros pelo Federal Reserve.
Goldman Sachs e JPMorgan são os principais coordenadores do IPO da Instacart.