O ex-técnico do Bayern de Munique Julian Nagelsmann foi nomeado novo técnico da Alemanha até a Eurocopa de 2024, substituindo Hansi Flick, informou a Federação Alemã de Futebol (DFB) nesta sexta-feira.
A Alemanha rompeu com Flick neste mês, um dia após a derrota em casa por 4 x 1 para o Japão em um amistoso, em meio a uma crise dos tetracampeões mundiais.
Nagelsmann, de 36 anos, o segundo técnico mais jovem da história da seleção alemã, assinou um contrato até o final de julho de 2024. Seus assistentes serão Sandro Wagner e Benjamin Glueck.
“A meta é o próximo verão e a Eurocopa, o que é um grande desafio para mim”, disse Nagelsmann em uma entrevista coletiva.
“Assumimos isso com muita responsabilidade. Uma nação inteira nos apoia e queremos empolgá-los com um ótimo futebol.”
“Queremos jogar futebol com uma ideia específica. Mas também exigimos um futebol atraente, não apenas baseado em resultados”, acrescentou. “Uma Euro em casa com o apoio de toda a nação. Esse é o nosso objetivo.”
Nagelsmann deixou o Bayern em março, depois de pouco mais de um ano e meio no comando.
Ele também assumiu o lugar de Flick no Bayern em 2021. O técnico levou o time ao título da liga, mas não conseguiu garantir o sucesso europeu.
Nagelsmann, que se aposentou como jogador de futebol aos 20 anos de idade após uma série de lesões, começou sua carreira de treinador no Hoffenheim em 2016 antes de se mudar para outro clube da Bundesliga, o RB Leipzig, em 2019.
Amante do futebol ofensivo, com pressão agressiva e transições rápidas, Nagelsmann foi o mais jovem (28) técnico da Bundesliga quando assumiu o Hoffenheim.
Campeã mundial em 2014, a Alemanha foi eliminada na primeira fase da Copa do Mundo nas duas últimas edições.