Empresas de private equity estão de olho em fazendas de oliveiras na Espanha e em Portugal que usam novas técnicas agrícolas para aumentar a produção, pois veem grandes lucros depois que os preços do óleo dobraram desde o início de 2023.
A gestora de fundos espanhola Beka Finance lançou sua primeira iniciativa no setor com o parceiro industrial português Bolschare para investir em olivais e amendoeiras superintensivos.
Incentivada por sua aposta em preços mais altos, a Beka espera retornos de até 20% do novo fundo, em comparação com os 11% iniciais em 10 anos que ofereceu aos investidores.
Na Espanha, o preço do azeite de oliva extra virgem dobrou desde o início do ano, chegando a 8,20 euros por quilo em setembro, de acordo com dados oficiais, já que a produção caiu pela metade, principalmente devido à seca.
Em alguns supermercados espanhóis, as garrafas estão sendo vendidas por mais de 10 euros desde agosto, de acordo com o órgão de vigilância do consumidor OCU. Embora o consumo na Espanha e na Itália tenha caído devido aos preços mais altos, a demanda nos Estados Unidos continua forte, disse o principal engarrafador de azeite de oliva do mundo, Deoleo, esta semana.
O Beka & Bolschare Iberian Agribusiness Fund baseou suas previsões iniciais em um preço médio histórico para o azeite de oliva na Espanha de 2,70 euros por quilo.
A Espanha, maior produtora de azeite de oliva do mundo e definidora de preços, depende principalmente das chuvas e não da irrigação para o cultivo de suas oliveiras. A seca atual gerará uma colheita semelhante em 2024, de acordo com estimativas de vários produtores de azeite de oliva na Espanha.
A previsão mais conservadora da Beka Finance é que os preços do azeite de oliva estarão acima de 7 euros por quilo até o final do ano, mesmo que as chuvas melhorem. Em todos os seus cenários, os preços estarão acima de 5 euros por quilo no próximo ano.
O fundo canadense Fiera Comox, especializado em agricultura, fechou um acordo de compra de ações com a Cibus Capital para adquirir a produtora de azeite de oliva Innoliva neste mês.
A espanhola Innoliva cultiva cerca de 8 mil hectares na Espanha e em Portugal usando técnicas que permitem plantar 2 mil pequenas árvores por hectare — em comparação com menos de 200 árvores em plantações tradicionais. Ela também conta com sistemas de irrigação inteligentes e colheita mecânica de azeitonas para ser mais produtiva e eficiente.