Home Finanças Pessoais Dinheiro fácil? Desconfie das promessas de enriquecimento rápido

Dinheiro fácil? Desconfie das promessas de enriquecimento rápido

by Ricardo Pereira
0 comment

Tenho acompanhado com certa preocupação as crescentes notícias relatando, em geral, problemas com empresas que, sob a sombra da venda direta de produtos ou serviços, recebem dinheiro cobrando taxa de adesão de novos colaboradores e prometendo ganhos fantásticos em pouco tempo.

Por trás de um forte esquema de marketing, essas empresas atraem a atenção das pessoas vendendo a falsa expectativa de enriquecimento fácil. É muito comum a persuasão de pessoas através de vídeos e e-mail tentadores, com histórias emocionantes de pessoas que enriqueceram “da noite para o dia” ao se associarem ao negócio em questão.

Infelizmente, a promessa de enriquecimento rápido é algo que merece um cuidado muito grande. Veja a história de pessoas ricas e bem-sucedidas: nenhuma delas conseguiu chegar a sua atual posição sem muito trabalho, disciplina e dedicação.

Ebook gratuito recomendadoTer uma Vida Rica Só Depende de Você

O jornal Folha de São Paulo preparou uma matéria muito interessante, de quase uma página, sobre o funcionamento de empresas que se utilizam desse expediente para atrair pessoas dispostas a receber as facilidades prometidas. O jornal apontou como o esquema denominado “Pirâmide” funciona:

Passo 1: “Fique rico amanhã”

São realizadas promessas de enriquecimento rápido. Essa é a principal arma para atrair as pessoas. Vale o alerta para anúncios de emprego no padrão: “Ganhe dinheiro sem sair de casa”, inclusive em sites ou até mesmo por e-mail.

Passo 2: Preparando o terreno

As empresas costumam fazer eventos em hotéis, onde pessoas que ganharam dinheiro rápido fazem palestras contando as maravilhas de sua vida depois de aderirem e proferindo extensos elogios ao produto – a ideia é convencer a todos de que o negócio é bom.

Vídeo recomendadoFórmulas para ficar rico são legais e seduzem? Cuidado! Isso não existe! 

Passo 3: Produto Misterioso

As empresas montam uma fachada legal, um site bastante convidativo e profissional e passam a vender um produto. Podem ser cápsulas emagrecedoras, planos de saúde, chás, softwares etc.

Passo 4: O investimento

Para que a pessoa entre no negócio, as empresas cobram taxas de inscrição e treinamento e exigem a compra de um estoque mínimo de produto.

Ano após ano surgem histórias de pessoas que tomaram grandes prejuízos por confiar em empresas que vendem facilidades de enriquecimento. Portanto, desconfie sempre! Procure conhecer de fato o negócio e principalmente lembre que quando as explicações do negócio são mirabolantes e sem um mínimo de sentido, este é um sinal de que o negócio na verdade pode ser um golpe.

Para enriquecer, a melhor sugestão é o controle efetivo das finanças e a consciência de que é necessário guardar e investir seu dinheiro com sabedoria, além de tentar caminhos como o empreendedorismo. Nesse sentido, o Dinheirama será uma ferramenta importante para ajudá-lo a chegar lá. Um abraço e até a próxima!

Ferramenta gratuita recomendada: Planilha de controle de despesas

Sobre Nós

O Dinheirama é o melhor portal de conteúdo para você que precisa aprender finanças, mas nunca teve facilidade com os números.  Saiba Mais

Assine a newsletter “O Melhor do Dinheirama”

Redes Sociais

© 2024 Dinheirama. Todos os direitos reservados.

O Dinheirama preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.

O portal www.dinheirama.com é de propriedade do Grupo Primo.