As ações europeias subiram nesta segunda-feira, lideradas por papéis cíclicos, após dados fortes de produção industrial da Alemanha, embora tenha havido um sentimento de cautela antes da decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) desta semana.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,47%, a 508,93 pontos, com o alemão DAX superando marginalmente a maioria de seus pares regionais.
Dados mostraram que a produção industrial alemã cresceu mais do que o esperado em fevereiro, impulsionada pelo setor de construção.
Setores cíclicos, incluindo o de automóveis e o de bens e serviços industriais, tiveram ganhos de 1,3% e 0,8%, respectivamente.
O setor de recursos básicos registrou alta de 2%, também sustentado pelos preços do cobre, que atingiram o maior nível em 14 meses.
Entretanto, analistas adotaram um tom cauteloso.
“Os números de hoje dão esperança de que a economia alemã não contraiu novamente no primeiro trimestre”, escreveu Ralph Solveen, economista sênior do Commerzbank.
“Entretanto, não é provável que uma recuperação sustentada se estabeleça até o segundo semestre do ano. Também é provável que ela seja bastante moderada, já que receberá pouco apoio da política monetária e será contida pelos inúmeros problemas estruturais.”
O rendimento dos títulos públicos de dez anos da Alemanha atingiu um pico em duas semanas e meia antes da decisão do BCE sobre as taxas de juros na quinta-feira, depois que dados fortes de emprego dos Estados Unidos da semana passada levaram a apostas em menos cortes nos juros este ano.
Com a ampla expectativa dos investidores de que o BCE manterá sua taxa de depósito, eles procurarão por qualquer indício de que um primeiro corte de 25 pontos-base poderá ser feito em junho.
Em Londres, o índice Financial Times avançou 0,41%, a 7.943,47 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,79%, a 18.318,97 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,72%, a 8.119,30 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,90%, a 34.315,96 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,04%, a 10.911,80 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,75%, a 6.265,47 pontos.