As ações europeias fecharam abaixo das máximas do dia nesta segunda-feira depois que a Alemanha divulgou uma inflação maior do que a esperada, enquanto o Deutsche Bank teve seu pior dia em mais de um ano com o ressurgimento das preocupações com a aquisição do Postbank.
O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,1%, depois de registrar seu primeiro ganho semanal em quatro semanas na sexta-feira.
O STOXX 600 perdeu um pouco de força em abril, depois de cinco meses consecutivos de ganhos, influenciado pelas taxas de juros ainda altas, pelas tensões no Oriente Médio e pela incerteza quanto às perspectivas de política monetária do Banco Central Europeu.
O índice de referência europeu está a caminho de seu pior mês em meio ano, se as perdas se mantiverem.
O índice alemão DAX caiu 0,3% depois que dados preliminares da Alemanha mostraram que a inflação nacional aumentou ligeiramente em abril devido ao aumento dos preços dos alimentos e a uma queda menor nos preços da energia do que nos meses anteriores. Os números foram apresentados antes da divulgação da inflação na zona do euro na terça-feira.
“A tendência geral da inflação alemã é de queda… isso deve permitir que o BCE dê sequência ao primeiro corte na taxa de juros em junho com mais cortes, embora a resistência da inflação de serviços crie alguma incerteza sobre o ritmo após junho”, disse Anja Sabine Heimann, economista do HSBC.
Os mercados estão precificando cerca de 66 pontos-base de cortes nas taxas do BCE até o final do ano, de acordo com dados do LSEG.
O Deutsche Bank caiu 8,6%, uma vez que o banco informou que uma provisão legal que fará sobre um litígio relativo à aquisição do Postbank prejudicará sua lucratividade no segundo trimestre e no ano inteiro.
Em Lodres, o índice Financial Times avançou 0,09%, a 8.147,03 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,24%, a 18.118,32 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,29%, a 8.065,15 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,14%, a 34.296,31 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,48%, a 11.100,80 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 1,03%, a 6.680,62 pontos.