As ações europeias caíram nesta segunda-feira, conforme o avanço dos rendimentos dos títulos governamentais e preocupações com a guerra entre Israel e Hamas mantinham investidores nervosos, enquanto o índice italiano Ftse/Mib esteve entre os melhores desempenhos entre os mercados regionais.
O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,13%, a 433,18 pontos, depois de perder mais de 3% na semana anterior.
Enquanto líderes da União Europeia pediam uma “pausa humanitária” na guerra entre Israel e Hamas para que ajuda pudesse chegar até Gaza, Israel continuava seu bombardeio contra o enclave sitiado.
Washington alertou sobre um risco significativo para os interesses dos EUA no Oriente Médio conforme Israel bombardeava Gaza com ataques aéreos.
Além da pressão, o rendimento do Treasury de dez anos subiu acima de 5,0% mais cedo nesta segunda-feira, antes de reduzir os ganhos, numa semana que terá a divulgação dos principais dados do Produto Interno Bruto e da inflação dos Estados Unido.
“É provável que o PIB mostre um terceiro trimestre bastante robusto e aumente as expectativas de que o Fed manterá a taxa de juros no território restritivo por mais tempo”, disse Laura Cooper, estrategista sênior do iShares EMEA na BlackRock.
Investidores se preparam para a divulgação dos lucros das principais empresas de tecnologia dos EUA, como a Microsoft e a Alphabet, e para a decisão do Banco Central Europeu sobre a taxa de juros, prevista para esta semana.
As mineradoras caíram 1,1%, conforme os preços da maioria dos metais básicos foram combalidos pelas tensões geopolíticas, enquanto as ações imobiliárias, que são mais sensíveis aos juros atingiram seu nível mais baixo desde 2012, antes de reduzir as quedas. O setor terminou em baixa de 0,6%.
O índice italiano Ftse/Mib esteve entre os poucos ganhadores em toda a região, impulsionado por uma alta de 2,6% do UniCredit, conforme a instituição financeira planejava comprar uma participação de 9% no Alpha Bank.
Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,37%, a 7.374,83 pontos.
Em Frankfurt, o índice DAX teve variação positiva de 0,02%, a 14.800,72 pontos.
Em Paris, o índice CAC-40 ganhou 0,50%, a 6.850,47 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,74%, a 27.558,78 pontos.
Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,37%, a 8.995,50 pontos.
Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,19%, a 6.028,07 pontos.