A Áustria planeja substituir sua frota cargueiros C-130 Hercules pela aeronave de transporte militar Embraer C-390, disse a ministra da Defesa do país, Klaudia Tanner, nesta quarta-feira.
A Áustria pretende comprar cerca de quatro aeronaves e está negociando com a Holanda um possível pedido conjunto, disse Tanner a jornalistas. O contrato da encomenda deverá ser assinado no primeiro semestre do próximo ano, acrescentou.
A Embraer afirmou em comunicado que “está muito honrada em ser escolhida para apoiar esta importante Força Aérea na Europa”, acrescentando que a Áustria junta-se a Brasil, Portugal, Hungria e Holanda como futuro operador do C-390 Millennium.
Além de uma encomenda de 19 aeronaves C-390 da Força Aérea Brasileira, Portugal encomendou cinco e a Hungria solicitou duas. A Holanda anunciou anteriormente intenção de comprar o avião militar de carga, também conhecido como KC-390, mas ainda não assinou um pedido firme.
A República Tcheca, a Coreia do Sul, a Índia e a Suécia também são apontadas como potenciais compradores da aeronave.
As ações da companhia brasileira avançavam 2,85%, a 18,05 reais, na bolsa paulista, entre os destaques positivos do dia.
Para analistas do Citi, embora as condições finais da transação sejam desconhecidas, este pedido poderá apoiar a marca da Embraer no segmento militar global.
“Embora o fluxo de entrega esperado e o reconhecimento de receitas também estejam um tanto distantes, este pedido poderá aumentar a carteira de defesa da empresa”, acrescentaram em comentário a clientes.