Um problema técnico durante um voo internacional da Latam (LTM; LTMAY) para o Aeroporto de Auckland resultou em ferimentos para alguns passageiros, com vários sendo levados para o hospital após a aterrissagem, informa o New Zealand Herald. O incidente envolveu o voo LA800 da Latam Airlines, que partiu de Sydney com destino a Auckland, e encontrou um “problema técnico” que causou um “forte movimento” na aeronave.
Segundo informações do hospital Hato Hone St John, 14 unidades foram despachadas para o aeroporto após receberem notificação sobre o incidente por volta das 15h58. Um dos passageiros estaria em estado grave e os demais em estado moderado a leve. Dez pacientes foram levados para o Hospital Middlemore, um para o Hospital Municipal de Auckland e outro para o hospital infantil Starship.
A Latam Airlines confirmou que o avião pousou no Aeroporto de Auckland conforme programado e que, como resultado do incidente, alguns passageiros e membros da tripulação foram afetados. A companhia expressou pesar pelos transtornos causados e reiterou seu compromisso com a segurança como prioridade.
Testemunhas relataram que durante o voo houve uma “pequena queda rápida” e que o avião “simplesmente congelou”. Uma passageira, que é comissária de bordo, disse ter visto pelo menos cinco pessoas sendo levadas pelos paramédicos após o pouso. Ela expressou alívio por chegar em segurança à Nova Zelândia.
O Aeroporto de Auckland confirmou que sua equipe de serviço de emergência prestou assistência ao Hato Hone St John após o pedido de apoio médico do voo da Latam Airlines. Ambulâncias adicionais também responderam ao incidente. A polícia está ciente do ocorrido e encaminhou todas as investigações para St John.
Até às 18h (horário local), ambulâncias ainda estavam deixando o Aeroporto de Auckland, evidenciando a magnitude do incidente e a resposta em curso para garantir o atendimento adequado aos envolvidos.
Veja o comunicado da Latam (atualizado às 19h39):
O LATAM Airlines Group informa que a aeronave do voo LA800 (Sydney-Auckland-Santiago), que transportava 263 passageiros e 9 tripulantes técnicos e de cabine, apresentou uma forte movimentação cujas causas estão sendo investigadas. O B787 de matrícula CC-BGG pousou às 16h26 (horário local) no aeroporto de Auckland, conforme programado.
Como resultado do incidente, 10 passageiros (2 com nacionalidade do Brasil, 1 da França, 4 da Austrália, 1 do Chile e 2 da Nova Zelândia) e 3 tripulantes de cabine foram levados a um centro médico para verificar o seu estado de saúde, e a maioria já recebeu alta. Somente 1 passageiro e 1 tripulante apresentam lesões que exigem mais atenção, mas sem risco.
Em paralelo, o LATAM Airlines Group está trabalhando de forma coordenada com as autoridades competentes para auxiliar nas investigações sobre o caso.
Para os passageiros que seguirão viagem com destino a Santiago (Chile) foi programado um novo voo (LA1130) para 12 de março de 2024, com decolagem em Auckland prevista para as 20h (horário local). A LATAM forneceu alimentação, hospedagem e transporte aos passageiros afetados pela suspensão do voo.
O LATAM Airlines Group tem como prioridade dar assistência aos passageiros e tripulantes do voo, e lamenta os inconvenientes causados por esta situação. Além disso, reforça o seu compromisso com a segurança como um valor inegociável das suas operações.